LEIA!

RESTAURANDO SEU OLHAR

Tudo passa pelo nosso olhar. A forma como vemos revela como estamos, e até como somos. 

E como você está vendo?

Se seu olhar é crítico, irônico, severo demais, ou persecutório, há algo em você que precisa ser cuidado. Porque este é um sentido importantíssimo na construção de um indivíduo. Ele absorve e internaliza a partir do que vê, ouve, toca, sente etc. O mundo interno se revela no como percebe as coisas e pessoas ao seu redor, e uma visão deformada, ou ferida revela o quê? Vai construir o quê? Por isso é importante a conscientização desses comportamentos.

Alguém ferido, ofendido, e que não se trata na alma, terá seus sentidos afetados e a longo prazo absorverá um estilo de vida adoecido para com o mundo e as pessoas. Ou tudo é difícil no olhar dele (exagero); ou perigoso (exagero), ou errado, (exagero), ou inferior, mal, e por aí vai.

E por essa visão, lente, realmente o indivíduo se limita em suas ações na vida, o mal se instala e tudo passará por essa visão. Agora imagina como deve ser viver vendo dessa forma? E para quem convive? Quanto desgaste, não é?

Cure-se, busque a conscientização, escute os feedbacks ao seu redor, e enfrente esta mudança. Perdoe. Aceite sua imperfeição, porque quando acusamos, criticamos, ironizamos, tem uma raiz amarga crescendo lá no fundo, normalmente isto tem a ver conosco, não com o outro.

Treine seu coração e quebrante-se, o perdoar faz isso, o reconhecer e se humilhar também. Não permita que seu coração fique endurecido por muito tempo, se não quer ter sua visão alterada. Busque ajuda. Ore constantemente a Deus e rejeite esta visão.

A Bíblia diz: são os olhos a lâmpada do corpo. Se os teus olhos forem bons, todo o teu corpo será luminoso; se porém, os teus olhos forem maus, todo o teu corpo estará em trevas”. Lc 11.22-23

Olhos bons captam a vida, o prazer, a benção, o amor entregue, o bem que chega, a graça derramada, a luz na escuridão, a esperança no caos, a oportunidade na escassez, a santidade nas escolhas, a ajuda oferecida, a gratidão no dia a dia, a honra demonstrada, a verdade acima de tudo, enxergam o amor de Cristo na caminhada.


Por Ara Brandes

´



Ei…

ABERTURA E RECOLHIMENTO

A Vida é este saber abrir e fechar. Não é saudável, por exemplo, você ter sua casa escancarada o tempo todo. Tem hora de abrir e a hora de fechar.

Abrimos nossa casa para entrar ou sair. Fechamos para proteger nosso abrigo, nosso lar. Assim também abrimos para pessoas, amigos, família, vizinhos, e selecionamos quem pode ter acesso a intimidade do nosso lar.

 Como pessoas precisamos aprender a movimentar a nossa vida. Nosso coração deve estar livre de ressentimento, o perdão deve ser um estilo de vida, e isso nos capacita a manter a abertura do nosso coração para Deus, e para as pessoas certas. Porque é nesta abertura que recebemos, interagimos, aprendemos, mudamos.

Mas precisamos também nos recolher, fechar acesso para o exterior temporariamente, para descanso, reflexão, assimilação. A solitude faz parte disso. Aprender a estar só. Sem demanda, sem pressão, sem ter que dá resultado. Até as plantas, os passarinhos se recolhem no entardecer, e acordam logo ao nascer do sol, felizes, prontos para vida.

É isso. O recolher nas interações sociais, sejam virtuais ou não, é muito importante para sua saúde mental, emocional. Não esteja o tempo todo disponível para as pessoas. Jesus se retirava para estar a sós com Deus, para se reabastecer, se recolher. Ei, faça o mesmo. Dê valor a sua presença. e quando estiver, esteja inteiro e feliz.

Por Ara Brandes

Review My Order

0

Subtotal